Serviços

Psicologia e Emagrecimento – Rafcal

A maioria das pessoas que sofre com problemas relacionados ao peso conhece o “certo e o errado” da alimentação. Provavelmente já fez alguma dieta, ou muitas, que por algum tempo até funcionaram.

No entanto, o X da questão, não é somente a conquista do emagrecimento, mas especialmente a manutenção dessa conquista, ou seja, manter-se magra (o).

O efeito sanfona é uma condição sofrível, prejudica não apenas o organismo, mas fere com força a autoestima, testa a resistência, a saúde e a autoconfiança.

A obesidade é delatada como uma epidemia. Estima-se que 70 milhões de brasileiros estejam acima do peso saudável e a OMS projeta que em 2015 haja uma população de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e 700 milhões de obesos no mundo.

Nunca se falou e se teve acesso a tanta informação, mas por quê as pessoas continuam engordando? E o que pior, voltando a engordar após emagrecerem? Pesquisas apontam que 75% dos adeptos de dietas voltam a engordar nos primeiros meses e 80 a 95% recuperam o peso em 05 anos.

Podemos observar então que a informação e adoção de uma dieta temporária não representam uma solução para o problema. O que fazer então?

Talvez o primeiro passo seja amadurecer e deixar de banalizar a situação. Compreender que a informação é importante, mas não o suficiente para uma mudança efetiva. Estamos vivendo em tempos de pressa, a velocidade da informação muitas vezes nos faz nos identificarmos tanto com a tecnologia que pensamos poder obter resultados em tudo tão rápidos como num click. Na verdade adotando atitudes inadequadas, acabamos por gerar mais problemas que resolvê-los.

A realidade é bem menos empolgante que as promessas de emagrecimento rápido e sem esforço. Mas por certo pode ser mais animadora e bem sucedida.

O emagrecimento precisa ser compreendido como um processo e não apenas como atitudes isoladas ou ações temporárias. Percorrer as fases do emagrecimento, aprender sobre seu estilo de vida e personalidade é fundamental para que as mudanças praticadas sejam internalizadas e aplicadas por bem mais tempo que algumas semanas ou meses.

Seguir um plano de emagrecimento realista e adequado as suas reais necessidades e potenciais mediados por profissionais que possam conduzir as questões particulares percebidas no processo com adequação e compromisso, auxilia você a fazer o esforço na direção certa.

Uma decisão desafiadora, mas plenamente possível. E nós com experiência e dedicação de mais de 15 anos nessa área estamos a sua disposição para acompanhá-la (o) nessa conquista.

mariamarta@psicobela.com.br